Bloco Papadéfu´s | 20 Anos!

História do Bloco

É do Balacobaco!

Papadéfu’s: o melhor Bloco de Guarapari

Em meados de 1978, através de uma brincadeira de um grupo de amigos, surgiu o Papadéfu´s. Inicialmente, tratava-se de um grupo de amigos que se reuniam aos domingos para jogarem futebol de areia na Praia do Morro. Por existirem dois integrantes que participavam de todos os velórios e enterros da cidade veio o nome Papadéfu´s, da expressão popular “papa defuntos”. Este nome foi dado inicialmente ao time de futebol de areia, que também jogava futebol de campo e salão. Como time de futebol de areia, foram campeões por 4 anos consecutivos em campeonatos municipais. Posteriormente o time transformou-se em um grupo de amigos e familiares que se reuniam para pular e brincar carnaval.

Em 1999, em época de carnaval, o grupo de amigos decidiu sair às ruas dos bairros Praia do Morro e Muquiçaba e decidiram chamar o Bloco carnavalesco também de Papadéfu´s. Deste modo, o grupo foi participando dos carnavais tendo seus materiais emprestados ou doados pelos próprios participantes ou amigos. Tudo sempre muito precário. Montava-se uma improvisada aparelhagem de sonorização que seguia em cima de uma charrete alugada e puxada por um pônei. Assim seguia o Papadéfu´s, que por onde passava ganhava novos foliões e simpatizantes. O bloco reunia famílias inteiras, uniformizados ou fantasiados, reuniam crianças, amigos e muitos turistas durante os 3 dias de carnaval.

Em 2005, o desfile do Papadéfu´s passou a fazer parte do Calendário do Carnaval de Guarapari. No desfile realizado na Av. Joaquim da Silva Lima, na terça-feira de carnaval, o bloco foi acompanhado pela bateria da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba e foi cantado o hino do Papadéfu´s. Já em 2007, os ensaios passaram a ser realizados toda semana com a participação da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba. Isso proporcionou um grande crescimento para o bloco, que levou nesse ano 700 foliões para a avenida. Foram dois dias de desfile. No primeiro dia houve a participação da Banda Lira de Ouro e DJ e o desfile foi realizado na Av. Beira Mar na Praia do Morro. No segundo dia o bloco desfilou no Centro da cidade, na Av. Joaquim da Silva Lima com uma passagem cheia de animação e muita folia. A festa de encerramento foi realizada no Tonteria Bar e Botequim com a participação de um grupo de pagode e DJs.

O Carnaval de 2008 entrou para a história do Bloco Papadéfu´s com grandes eventos antecedendo o Carnaval do mesmo ano. Realizamos também, na Pedreira Adventures Park, o evento “Ressaca”, onde contamos com grandes atrações, entre elas a Bateria da Unidos de Jucutuquara, bi-campeã do Carnaval Capixaba. Superando todas as expectativas, em 2009, mais de 1500 foliões, em cada dia de desfile, se encantaram com a alegria do bloco e até as crianças se divertiram com o Bloco Papinha, exclusivo para os pequenos.

Em 2010, o pré-Carnaval lotou o Boteco, em nova Guarapari, levando a bateria “Mariscada” para agitar a galera presente. Além do Boteco, a bateria “Mariscada” agitou tudo nos desfiles do Centro e da Praia do Morro, levando todos os foliões e turistas presentes a cantar o hino do bloco. Cerca de 3.000 foliões brincaram com o Bloco Papadéfu’s nos dias de desfile.

2011 foi marcado pela entrada do Bloco Papadéfu’s nas mídias sociais, como seu canal no Youtube e Twitter, mostrando que além de ser o melhor e maior Bloco na avenida, o Papadéfu’s também faz parte e está preparado para a nova geração de foliões que, também, vem da internet.

Já em 2012, todos os recordes foram quebrados. O Bloco Papadéfu’s, em seu desfile na Praia do Morro, fez cerca de 7 (sete) mil pessoas (contando com a “pipoca”) pularem e brincarem o Carnaval na orla. Já o desfile do Centro, mais de 2000 (dois mil) foliões acompanharam a bateria “Mocidade Samba Show”, com muita alegria e segurança. As crianças também tiveram vez e, com seus pais, somaram mais de 6000 (seis mil) foliões pularam no Bloco Papinha. Além deste sucesso todo, os eventos realizados antes e depois como o Coquetel de Lançamento, Pré-Carnaval e Ressaca com Choppada, foram o diferencial deste ano épico na história do Bloco que é do Balacobaco!

2013 entramos para o Facebook, com a nossa fan page. Encerramos mais um Carnaval épico, com mais um recorde de público no Bloco e na “pipoca” e com quase 900 fãs em nossa página. Placas para fotografias também fizeram parte do desfile da Praia do Morro, alegrando ainda mais os foliões.

O ano de 2014 foi marcado pela alegria. Muita alegria! Além de, pela primeira vez, desfilarmos 3 vezes, sendo duas vezes no Centro, ainda batemos o recorde de participação de mini foliões no último dia de Carnaval, solidificando, assim, o Bloco Papinha como o maior Bloco de rua Infantil do Estado.

Agora, em 2015, batemos o nosso próprio recorde de público estimado no desfile da Praia do Morro. Foram aproximadamente 10.000 (Dez mil) foliões pulando carnaval. Pela internet o Bloco Papadéfu’s também bombou com a nossa página no Facebook ganhando incríveis 500 fãs a mais em apenas 20 dias. Sem contar com o nosso recém criado Instagram, que já conta com 360 seguidores e nosso grupo do Whatsapp.

2016 foi um ano de muitas surpresas, mas entramos de cabeça no quesito alegria. Inovamos colorindo a Avenida com a “Festa das Cores”, deixando nosso abadá quase totalmente branco em um verdadeiro painel colorido! Foi lindo!

Com a crise na segurança Capixaba, o Carnaval 2017 foi marcado pela ausência do tradicional desfile da Praia do Morro. Porém, ele foi substituído com louvor por mais um desfile na Avenida Joaquim da Silva Lima, no Centro, encorpando ainda mais o Maior Carnaval de Rua do Espírito Santo! Outra inovação na nossa história foi: Introduzimos a compra de abadás através de cartão de débito e crédito, facilitando a vida do folião!

Quando achávamos que não tivesse mais nada para inovar, fomos lá e inovamos: 2018 foi o primeiro ano com Open Bar durante o desfile na Avenida Joaquim da Silva Lima. Foliões tiveram a opção que trazia o open mas, também, demos a opção do folião que não queria beber de também desfilar com o abadá “Pista”. E, é claro, foi outro sucesso!

Para os próximos anos, esperamos inovar e proporcionar alegria à todos os foliões que abraçam a Família Papadéfu’s!

Até lá!

Um comentário

Os comentários estão fechados.